5 Motivos Para Você Começar Um Jardim Agora Mesmo

Home / Primeiros Passos / 5 Motivos Para Você Começar Um Jardim Agora Mesmo

5 Motivos para você começar um jardim em sua casa agora mesmo

Além de impressionar as visitas, ter plantas em sua casa pode fazer a diferença para que você tenha uma vida mais saudável e feliz! Conheça cinco motivos de porque você deve começar um jardim em sua casa agora mesmo!

5 Motivos para você começar

um jardim em sua casa

Quando eu ainda era um garoto, em praticamente todas as férias escolares, eu costumava a fugir da vida urbana em Fortaleza e viajar para o interior do estado — mais precisamente para o Maciço de Baturité, também conhecido como Serra de Guaramiranga.

Lá, morava um amigo de infância, numa casa em meio a uma floresta, 10km distante da cidade mais próxima. Era comum a galera se reunir lá sempre que havia um feriado prolongado. Tomávamos banho de rio, fazíamos trilha no mato, colhíamos frutas da árvore e tocávamos violão em meio a rodas de conversa. Bem no seio da natureza.

Isso, porém, foi durante a década de 90. Bem antes da câmera digital, da internet banda larga, dos smartphones, whatsapp, óculos de realidade virtual e dos assistentes eletrônicos pessoais. Faz tanto tempo que nem sei como ainda lembro dessas coisas.

De lá para cá muita coisa mudou e as pessoas meio que se perderam nessa revolução digital.

5 motivos para começar um jardim

Felizmente, muita gente – tanto jovens quanto adultos – vêm redescobrindo o prazer de “brincar com a terra”.

A procura por alimentos orgânicos (e consequentemente sua cultura) vem crescendo à todo vapor, e cada vez mais o povo está se preocupando em conhecer a procedência daquilo que vai em seu prato no dia-a-dia.

Somado à isso, há uma forte tendência na valorização da produção local. Mais do que uma questão econômica, há também um sentimento de patriotismo; as pessoas querem apoiar e consumir marcas e produtos da sua terra.

Uma espécie de desglobalização.

É nesse cenário que a jardinagem vem voltando ao radar dos brasileiros. E para falar a verdade, depois que você começa com o hobby, é bem fácil entender porque sua vó passava horas cuidando daquelas samambaias no pátio de casa.

Se pensa que a jardinagem não é para você, chegou a hora de reconsiderar. Aqui estão cinco motivos para você começar um jardim:

1 - As plantas nos deixam mais felizes

A ciência da felicidade ainda está dando os seus primeiros passos no meio acadêmico. As plantas, no entanto, já sabem como nos deixar mais felizes há muito tempo.

Elas estão presentes tanto em nossas comemorações — casamentos, formaturas, etc — quanto em nossas tragédias — cemitérios e funerais.

Já prestou atenção como os shoppings, escritórios, salas de espera de consultórios e outros espaços públicos urbanos tem plantas por todos os lados? Este contato com a natureza, ainda que subliminar, alivia o estresse e transmite uma sensação de paz e felicidade.

2 - Economia no supermercado

Se é você quem faz as compras de supermercado na sua casa, você sabe muito bem o quanto custa ter uma alimentação saudável. A cifra tende a subir ainda mais se você optar por produtos orgânicos – a goumetização das verduras e leguminosas.

“Não compre. Plante.”

Para você ter uma ideia, o preço de um orgânico pode chegar até 5x o valor de um convencional

motivos para começar um jardim - preço do produto orgânico
O preço de uma alimentação mais saudável pode custar muito caro!

Não sei você, mas eu quero chegar à terceira idade com energia, disposição e dinheiro(!) para viver muito mais. Então é melhor prestar atenção àquilo que se come hoje.

Você é o que você come.

3 - É um hobby para a família toda

Cansado de ver suas séries sozinho porque ninguém curte seus gostos? Uma ida ao cinema com a família está fazendo mal ao seu bolso?

Se você acha difícil encontrar atividades que envolvam toda a família e que vão além de uma tela brilhante na sua frente, você pode se surpreender com o que um jardim no seu apartamento pode fazer por você!

Aqui em casa, faço questão de ficar com todo o trabalho “sujo”, de meter a mão na terra, plantar, replantar, adubar, etc. Porém, minha esposa e eu fazemos todo o resto juntos. Visitamos as lojas de jardinagem, escolhemos as próximas sementes, tiramos fotos, fazemos a colheita e até dividimos a cozinha na hora de preparar o jantar com aquela salada recém colhida.

E se você é entrosado com sua vizinhança, pode até começar um jardim comunitário em um canteiro público. Se não, eis um motivo para você puxar assunto com aquela senhora que sai de casa para aguar a calçada todas as tardes.

Por que começar um jardim - jardim comunitário
Jardim Comunitário

4 - Jardinagem é um hobby versátil

Não me interessa se você passa o dia todo fora de casa, mora em um cubículo no vigésimo andar de um apartamento ou não tem dinheiro para gastar com um jardim. Onde cabe um vaso, cabe uma planta.

Eu comecei minha horta com menos de dez reais na sacada de meu apartamento.

Tudo o que você precisa para começar um jardim é de um pouco de criatividade e alguns poucos recursos. E se você for mesmo criativo, até os recursos podem ser improvisados!

Jardim Arte - motivos para começar um jardim
Jardim de cerca em latas, por CieraDesign.com

5 - fomenta hábitos saudáveis

A primeira vez que ouvi alguém dizer que a salada estava uma delícia causou um curto circuito no meu cérebro. Eu achava que as pessoas só comiam salada por que alguém tinha dito que fazia bem para saúde.

Quem planta, come mais frutas e verduras. Mais que isso, sabe apreciar melhor o sabor da comida. Entre o doce e o salgado, há todo um universo de notas palitativas que aquele tradicional sanduíche com batata frita é incapaz de reproduzir!

Plantar também é exercício físico e de criatividade – há até quem considere uma forma de arte!

Por que começar um jardim - flores na janela

Comece Agora

Uma vida mais saudável, sem estresse e em harmonia com a natureza. É isso que eu quero para você. É isso que você merece.

Se você não sabe por onde começar, uma pequena horta é uma ótima maneira de experimentar suas habilidades jardinísticas pela primeira vez. Preparei um artigo para guiá-lo nessa jornada.

Guia Definitivo Para Horta Em Apartamento

Veja agora ou salve para ler mais tarde!

Se envolva nos comentários ou, se preferir, inscreva seu email em nossa lista. Sem spam, sem propaganda, somente conteúdo que lhe interessa!

Inscreva-se!
Mostre aos seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *