Sobre

Home / Sobre

O Que É Sacada Verde

Sacada Verde é um recurso online que oferece conteúdo didático sobre o cultivo de horta orgânica e jardinagem em vasos para pessoas sem acesso a um jardim ou quintal.

Vasos com plantas

Com o Sacada Verde, quero mostrar que é possível semear e cultivar jardim dentro de seu apartamento. E não importa se você:

  • Vive em um lugar pequeno;
  • Não tem experiência;
  • Tem pouco para investir;
  • Passa a maior parte do tempo fora de casa;

Há sempre uma espécie de planta ideal para cada tipo de ambiente.

Aqui você vai descobrir não só quais tipos de planta vão adorar viver com você, mas também aprender as melhores práticas para que seu jardim de vaso cresca e prospere!

Como Começou

Meu nome é Reno, nasci no Ceará, tenho trinta e tantos anos, e um dia já soube tanto sobre jardinagem quanto sei sobre física nuclear (Dica: Não sei nada sobre física nuclear!).

Reno 01

Minha história com jardinagem começou por acaso, com uma única e minúscula plantinha de uma espécie da família das suculentas.

A planta era da minha esposa, e na época eu não estava nem um pouco interessado nela (na planta!).

Pois então, eis que um dia eu acidentalmente derrubo o vaso com a planta da janela. O caule se parte e o que sobra no vaso é um cotoco com duas folhas. Parecia que alguém o tinha cortado com um machado. Uma verdadeira tragédia!

Acho que nem preciso dizer a reação da minha esposa… fiz o que tinha que fazer: peguei os restos da planta do chão determinado a dar um jeito naquilo.

Na época eu não entendia nada de jardinagem — mal sabia o nome daquilo que tinha na salada que eu comia, e achava que cebolinha era uma cebola pequena.

Por isso, fiz exatamente o que qualquer pessoa sem conhecimento faria no meu lugar: uma busca no google.

Depois de uma hora e muitos websites visitados, aprendi que aquele tipo de planta se multiplica através das suas partes, mais ou menos como uma estrela-do-mar. Então, corri para uma loja de jardinagem, comprei três vasos pequenos, um saco de mistura de terra e pus mãos à obra.

As semanas seguintes foram apreensivas, pois não sabia bem o que eu estava fazendo. Porém, minha paciência foi logo recompensada: novas folhas começaram a crescer, o primeiro sinal de que minha operação havia sido bem-sucedida.

Passados alguns meses, minha planta havia se transformado em duas!

Dois vasos com plantas
A planta original (a direita), também cresceu mais folhas!

Até Que Foi Divertido!

Empolgado com meu sucesso, com um vaso extra em casa e muita terra sobrando, não podia parar aí.

Voltei à loja e comprei umas sementes de manjericão, já pensando nos molhos que eu poderia preparar para minhas macarronadas. Depois da vitória em “ressussitar” uma planta, o que é que poderia dar errado? Bom, digamos que eu cometi alguns erros:

  • Vaso pequeno demais;
  • Plantei sementes demais em um mesmo vaso;
  • Quando não vi sementes germinarem depois de uma semana, joguei ainda mais sementes;
  • Podei as raízes das mudas;
  • Banhava a planta nas regas;
  • Passei do ponto de colheita;

E a lista segue, mas nada disso viria a importar. No instante em que pus os olhos na primeira muda, soube que tinha descoberto uma nova paixão.

Plantação de manjericão em vasos
Traz o tomate e a mozzarella que o manjericão já está no ponto!

Por Que Decidi Criar o Sacada Verde?

Em um mundo dominado pela tecnologia, plantar um jardim é reestabelecer o contato com a natureza. As plantas não só deixam nosso lar com mais vida, mas também fomentam algo que todos nós buscamos durante todo o curso de nossa existência: sentir-se feliz.

Plantar pode não ser sinônimo de felicidade, mas certamente é um dos seus ingredientes!

Quando comecei a plantar em vasos, pensei ter descoberto um segredo há muito tempo esquecido. Praticamente ninguém que eu conhecia cuidava de plantas em  casa. Por isso, me senti na responsabilidade de compartilhar com todo o mundo os prazeres (e benefícios!) de se cultivar um jardim.

Flores azuis em um vaso suspenso
Evolvulus alsinoides em um vaso suspenso

E comecei essa tarefa com esses artigos abaixo. Clique nos títulos para ler mais:

Junte-se A Nós!

Não construí o Sacada Verde para exibir meus projetos e mostrar para todo mundo o quanto estou aprendendo.

Eu construí o Sacada Verde para você, que quer ter a sua horta em apartamento, seu jardim de vasos ou sua plantação de janela e não sabe por onde começar. Este site é para você!

Assine nossa lista de e-mails e se envolva! Você terá acesso instantâneo a conteúdo gratuito criado exclusivamente para os assinantes. Sem spam, sem propagadas indesejadas, sem lixo eletrônico – só conteúdo que lhe interessa!

Além disso, com o tempo terei a chance de conhecer mais sobre você, seus objetivos e suas dificuldades, e isto tornará possível que eu crie conteúdo especialmente voltado às suas necessidades.

Ou então, se preferir, faça pate de nossa comunidade no Facebook!

Obrigado por ler até aqui, e se você quiser saber mais, inscreva seu email no formulário abaixo!