Tudo O Que Você Precisa Saber Antes De Começar um Jardim de Vasos

Home / Primeiros Passos / Tudo O Que Você Precisa Saber Antes De Começar um Jardim de Vasos

Tudo o que você precisa saber antes de começar um jardim de vasos

Quem disse que é preciso um quintal espaçoso para começar um jardim em casa? Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode trazer a natureza de volta ao seu lar com um jardim de vasos!

Tudo o que você precisa saber Antes de

Começar um jardim de vasos

Está pensando em começar um jardim de vasos em seu apartamento? Talvez uma pequena horta orgânica?

Ótimo! Estava esperando que você dissesse sim!

Há algumas coisas que você precisa saber antes de correr para uma loja de jardinagem. Afinal, crescer uma planta em um recipiente vai muito além de encher um vaso de terra e jogar sementes dentro.

Criar uma planta, é como fazer um investimento. Você precisa avaliar e decidir sobre diversos coisas antes de aplicar seu valioso capital.

A jardinagem é mais ou menos assim. Eu sei porque aprendi na marra.

A boa notícia é que, diferente de investir no mercado de capitais, todo esse processo é divertido e relaxante. Portanto, fique tranquilo! Eu garanto que começar um jardim de vasos não é tão difícil quanto possa parecer!

Os pilares da jardinagem em vasos

jardim de vasos
Photo by Scott Webb from Pexels

Para uma planta crescer com saúde em um vaso, ela precisa ter acesso a alguns recursos da natureza.

Felizmente, plutônio ou urânio enriquecido não fazem parte da lista! Os recursos são coisas abundantes, mas ei, você não está aqui para uma aula de biologia, não é? Vamos simplificar.

O seu sucesso depende apenas de três pilares:

  • Tamanho do Vaso (ou recipiente)
  • Composição do Substrato
  • Localização do Vaso

Tamanho Do Vaso

Quando comecei meu jardim de vasos, plantei minha primeira semente em um vaso que cabia na palma de minha mão. Afinal, uma sementinha de um milímetro de tamanho teria espaço mais que suficiente para crescer, certo?

Não!

A semente vai virar planta, e as plantas crescem rápido e precisam de espaço para se desenvolver. Pense que aquela árvore no canteiro da sua rua um dia já foi uma pequena semente.

Se o vaso for pequeno demais, as raízes da sua planta não terão para onde crescer e logo o seu vaso terá mais raizes que substrato! Por isso, pense sempre nas dimensões da planta adulta quando for escolher o vaso.

Apesar da praticidade de se cultivar um jardim de vaso, suas plantas estarão limitadas àquilo que você fornecer às suas raízes! Quanto maior o vaso, maior será o estoque de água e nutrientes que ele pode armazenar.

Composição Do Substrato

mistura de solo para vaso

Uma das grandes vantagens em se plantar em vasos é que você pode ter lado a lado, um vaso com uma girassol, que bebe muita água e precisa de um solo rico em nutrientes, e um vaso com um cacto, que requer um solo mais arenoso e regas mais esparsas.

O tipo de substrato (ou terra) que você usará é fundamental para que a planta se desenvolva bem. O substrato nada mais é que uma mistura de diversos materiais na proporção certa: vermiculite, turfa, perlite, areia e matéria orgânica decomposta são alguns desses materiais.

Felizmente, as misturas mais comuns para hortaliças e plantas decorativas são itens de prateleira nos supermercados e lojas de jardinagem. Portanto, você não precisa ser um especiaista em solo para plantar um jardim de vaso. Basta checar a embalagem daquilo que você está comprando.

Localização Do Vaso

Onde cabe um vaso, cabe uma planta, mas nem toda planta cabe em qualquer lugar. Não é por que tem um cantinho na janela do banheiro ao lado xampu, que você pode por um vaso com um tomateiro lá.

Porém, tão importante quanto o tamanho da planta, é o acesso à luz solar. Por isso, é recomendável tirar um dia para estudar a trajetória do sol no seu apartamento.

O sol viaja do leste para o oeste por cima da linha do equador. No Brasil, salvo as cidades acima da linha do equador, qualquer janela, sacada ou varanda voltada para o norte tem acesso direto à luz.

Para saber onde fica o norte, basta observar em que lado está o sol ao meio dia. Você também pode simplesmente fazer uma consulta no Google Maps.

As janelas voltadas para o sul possuem incidência indireta de luz solar, mas não quer dizer que você não possa ter alguns vasos por lá. Se há luz para ler, há luz suficiente para criar uma planta em vaso.

localização do vaso

“Longe do olhar, longe da alma” – Provérbio português.

Colocar um vaso longe do seu alcance é um erro duplamente qualificado.

Primeiro, por que você vai deixar de usurfruir dos prazeres sensoriais e da companhia terapêutica de suas plantas.

Depois, se elas não estiverem no seu campo de visão, você fatalmente irá esquecer de regar, podar e prestar outros cuidados essenciais que podem comprometer seu crescimento.

Lembre-se que as plantas de vaso precisam de muito mais atenção do que aquelas na superfície. Portanto, coloque suas plantas em um lugar de fácil acesso, que você passe em frente todos os dias.

Inscreva-se em nossa lista e receba o Calendário de Hortaliças da Sacada Verde com as 15 espécies mais comuns em todo o Brasil!

Planejamento

“Planos são inúteis, mas planejar é essencial” – D. Eisenhower.

Quando eu comecei meu jardim de vaso, plantei manjericão para o ano inteiro porque marguerita é meu sabor favorito de pizza. E você? Qual é o seu objetivo?

Quer plantar uma horta para ter alimento fresco e 100% orgânico em sua cozinha? Quer ter uma maior variedade de temperos e economizar nas compras de supermercado? Quer decorar seu apartamento e impressionar as visitas com folhagens diversas? Ou você prefere por flores em sua sacada e convidar pássaros, borboletas e outros seres vivos ao seu lar? Um pouco de cada coisa?

Mesmo sendo limitado pelo espaço onde você vive, suas razões para plantar é que vão ditar as espécies que irão entrar em seu lar.

horta de janela
Ervas e temperos frescos ao seu alcance!

Assim como um investimento financeiro, sua espécie de planta também vai dizer quanto tempo você precisa se dedicar no seu cuidado.

Uma planta da família das suculentas, em termos de cuidados, é como um investimento a longo prazo: ela só precisa de atenção algumas vezes no mês.

Por outro lado, um vaso com rosas é como dinheiro no mercado de ações. Para as conservar belas, é preciso dedicação constante.

Se você for como eu, o tempo para se dedicar não vai importar muito. Não por que eu passe o dia em casa sem fazer nada, mas por que eu não passo um dia sequer sem apreciar os contornos magníficos do meu humilde jardim.

Equipamento Necessário

Meus primeiros instrumentos de trabalho foram um garfo e uma colher de plastico, uma tesoura simples, uma garrafa PET de 600ml e um saco plástico de supermercado.

Além da mistura de terra, do vaso e de sementes, para começar um jardim de vasos, você não precisa de nada que já não tenha em casa.

Muita gente começa a plantar verduras para economizar nas idas ao supermercado, então não faz muito sentido gastar com equipamento agora. Porém, nada impede que você vá investindo em ferramentas a medida que seu jardim vai crescendo e você vai ganhando mais experiência.

Se, por outro lado, você tem uma folga no orçamento, um regador de pequeno porte irá facilitar sua vida e a de suas plantas. O bico alongado do regador permite que você coloque a água diretamente no vaso, sem precisar banhar as folhas, e a boca em formato de chuveiro vai cuidar para que você não maltrate o solo com uma grande vazão de água.

Além do regador, uma colher de jardinagem também vai ajudar se você pretende fazer o replantio entre vasos. Vale a pena se você tem uma planta decorativa que cresce devagar.

A partir daí, o céu é o limite para ferramentas!

começar um jardim de vasos

Próximos passos

Parabéns por ter chegado até o final deste artigo! Espero que depois dessa leitura, você tenha adquirido confiança suficiente para começar um jardim de vasos na sua casa ou apartamento.

Uma horta orgânica é sempre um excelente ponto de partida! Você vai poder ver todo o ciclo de vida da planta, além de incrementar sua salada com alimento saudável, fruto do seu próprio trabalho!

Convide seus amigos para ler este artigo e comecem a plantar juntos. Envolva-se com outras comunidades. E se você ainda não o fez, inscreva-se em nossa lista! Vamos trazer o verde de volta às cidades!

Mostre aos seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *